Como minimizar os efeitos do açúcar na saúde bucal

Como minimizar os efeitos do açúcar na saúde bucal
Como minimizar os efeitos do açúcar na saúde bucal
Conheça nossos benefícios No mês de Abril celebramos a Páscoa e como já é tradição, o consumo de doces aumenta muito. Da mesma forma, é preciso também redobrar a atenção para minimizar os efeitos do açúcar na saúde bucal.

Afinal, o açúcar está classicamente ligado à cárie. Doença que mais acomete a população, independentemente de faixa etária e interfere na qualidade de vida, uma vez que causa dor e contribui para outros problemas de saúde. 

É por isso que precisamos consumi-lo de forma inteligente. No contexto da saúde bucal, além do volume ingerido, devemos levar em conta o tipo e a consistência dos alimentos escolhidos. 

E para esclarecer as principais dúvidas sobre os efeitos do açúcar na saúde bucal, convidamos a Dra. Daniela Garbin Neumann, doutora em odontologia em saúde coletiva que atende pela clínica Rede Plus odontologia, que é parceira da Redesul. 

 

Como minimizar os efeitos do açúcar na saúde bucal


efeitos do açúcar na saúde bucal

Sabemos que é quase impossível se manter longe dos doces nessa época do ano. Mas seguindo as dicas e recomendações certas podemos aproveitar essas delícias do jeito certo, sem prejudicar nossa saúde bucal.

E para te ajudar nessa difícil missão, a Dra Daniela respondeu às principais perguntas sobre os efeitos do açúcar na saúde bucal. Confira a seguir. 

 

 


  • Como o açúcar agride os dentes?




Os alimentos com açúcar (refinados, processados ou em forma de carboidratos) servem de alimento para que as bactérias da cavidade bucal produzam ácidos. Estes ácidos acabam promovendo a desmineralização do esmalte dos dentes e podem desencadear o processo de cárie dental.

 

 


  • Quais os problemas mais comuns causados pelo excesso de doces?




Entre os efeitos do açúcar na saúde bucal, podemos destacar que o excesso de doces, principalmente aqueles mais processados e que aderem mais aos dentes (como chocolates, balas e biscoitos recheados) é um fator que promove a maior formação da placa bacteriana. 

A placa bacteriana é uma camada espessa sobre os dentes, composta por saliva e partículas de alimentos presas que se acumulam na linha da gengiva. Sobretudo, se não for removida adequadamente com uma higiene bucal correta, pode facilitar o aparecimento de cáries, além de outras doenças, como a gengivite, inflamação nas gengivas que provoca dor, mau hálito e sangramento.

 

 


  • Como minimizar os efeitos do açúcar na saúde bucal?




Para minimizar os efeitos do açúcar na saúde bucal, além da quantidade, a frequência de consumo do açúcar faz muita diferença neste processo de desmineralização do esmalte.

Uma vez que os ácidos começam a ser produzidos logo após a ingestão e permanecem agindo durante um certo tempo na cavidade bucal, até que substâncias presentes na saliva consigam neutralizá-lo.

Então, se você não abre mão de chocolates, bolos, biscoitos e outras guloseimas, prefira consumir estes alimentos de uma só vez. De preferência logo após uma refeição, escovando os dentes em seguida. 

Do contrário, o consumo de doces ao longo do dia é mais prejudicial, porque está sempre mantendo um nível perigoso desses ácidos corrosivos que as bactérias produzem. Assim, os dentes ficam mais expostos, contribuindo para o aparecimento de cáries. 

  

 


  • Como fazer uma higiene bucal adequada?




A escovação é muito importante para eliminar diariamente a placa bacteriana e minimizar os efeitos do açúcar na saúde bucal. A recomendação é sempre escovar os dentes após qualquer refeição, ou pelo menos, 3 vezes ao dia. Utilize uma escova de cerdas macias, arredondadas e de cabeça pequena para não traumatizar gengiva, bochecha e língua. 

Complementando, deve-se usar o fio dental para limpar onde a escova de dentes não consegue alcançar. Também devemos realizar esta escovação com movimentos corretos, para que ela seja mais eficiente na remoção da placa. Para isso, uma consulta ao dentista pode tirar suas dúvidas sobre a forma mais adequada de escovar os dentes e passar o fio dental.

efeitos do açúcar na saúde bucal

 


  • Existem outros cuidados preventivos recomendados?




Hoje vemos que a cárie é uma doença que depende de vários fatores, como hereditariedade, características anatômicas dos dentes, seu posicionamento na arcada; fluxo salivar, que é a quantidade de saliva presente na cavidade bucal; dieta e hábitos de higiene.

Uma boa higienização bucal é uma das melhores formas de prevenir a cárie e minimizar os efeitos do açúcar na saúde bucal, mas algumas dicas relacionadas à dieta podem ajudar muito a nos proteger dessa doença, como:

  • Quando comer doces, consumir em um determinado momento do dia, de preferência após as refeições, ao invés de várias vezes;

  • Consumir alimentos que fortalecem os dentes, como cereais integrais, legumes, verduras, frutas, peixes e laticínios, entre outros;

  • Prestar atenção nos rótulos dos alimentos consumidos, o primeiro ingrediente que aparece é sempre o que está em maior quantidade. Por isso, observe atentamente onde está o açúcar e fuja daqueles que privilegiam os carboidratos.

  • Cortar as bebidas açucaradas, como os refrigerantes e sucos de caixinha, que são pouco nutritivos e podem te fazer consumir quase um quilo de açúcar por mês! Quando sentir sede, prefira água;

  • Diminuir o açúcar no café: ao tomar várias xícaras diariamente, se consome muito açúcar. Se você curte café, experimente reduzir aos poucos o açúcar adicionado. Com o tempo, você pode até gostar de tomar o café sem açúcar!

  • Evite doces pegajosos: sabe aquela bala que fica na boca por um longo tempo? Às vezes, seus resíduos até dificultam a escovação. Ela realmente faz muito mal aos dentes e deve ser evitada. 


 


  • Dica extra:




Por último, uma dica para os papais e mamães minimizarem os efeitos do açúcar na saúde bucal: controlem o acesso dos seus filhos aos doces, chocolates e guloseimas! 

Prefiram oferecê-los somente após as refeições principais, realizando uma escovação logo em seguida. Crianças e jovens apresentam um risco ainda maior de desenvolver cáries, pois a fase de troca dos dentes favorece o acúmulo de placa bacteriana e dificulta sua remoção. 

 

Viu só? Você não precisa cortar completamente os doces dessa Páscoa, basta seguir as recomendações da Dra Daniela para minimizar os efeitos do açúcar na saúde bucal.

E não deixe de visitar seu dentista regularmente, só assim você pode garantir a perfeita saúde dos dentes. Combinado?

A Dra. Daniela que respondeu nossas perguntas atende pela RedePlus Odontologia, parceira do Cartão Redesul. Você pode agendar sua consulta e usufruir dos benefícios do seu convênio médico.

E se você ainda não tem um Cartão Redesul, conheça nossos planos e garanta o seu. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco.

 

Agradecemos a participação e colaboração da Dra. Daniela Garbin Neumann (CRO 5990/SC).

efeitos do açúcar na saúde bucal

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK