Tomar melatonina ajuda a dormir?

Tomar melatonina ajuda a dormir? Descubra a verdade se essa é a solução para suas noites agitadas.

Mulher com insônia
Mulher com insônia
Conheça nossos benefícios

Tomar melatonina ajuda a dormir? Descubra a verdade se essa é a solução para suas noites agitadas.


Primeiro entenda que esse é um hormônio que foi liberado para venda no Brasil como suplemento alimentar, mas assim como qualquer medicação, você não deve usar sem prescrição médica.


Mas calma, vamos por partes. Ao final deste artigo, você terá conhecimento suficiente para tomar decisões sobre o uso da melatonina.


O que é e como funciona?


A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo, mais especificamente pela glândula pineal, localizada no cérebro. 


Esse hormônio desempenha um papel fundamental no controle do ciclo de sono e vigília que regula a qualidade de uma noite bem dormida.


Tá mas, tomar melatonina ajuda a dormir?


Primeiro entenda isso de uma vez por todas, existem vários tipos de insônia (secundária, aguda, crônica, despertar precoce…) e cada uma delas exige um tratamento adequado, baseado na avaliação individual de cada paciente. 


Agora, indo direto ao ponto, a melatonina não é uma substância que nos faz dormir, mas sim um sinalizador do sono, como se ela desse um aviso ao nosso corpo de que é hora de ir para a cama. 


Posso tomar ou não? Quais são os riscos?


Você é livre para fazer o que quiser, mas o problema é que ao tentar tratar insônia por conta própria  pode atrasar um problema mais sério que deveria estar sendo mais bem avaliado pela medicina e tratado adequadamente. 


Devido a isso, o uso de suplementos de melatonina deve ser feito com orientação médica, pois a dosagem adequada e o momento da administração variam conforme a situação individual de cada paciente. 


Ou seja, o uso inadequado ou excessivo pode causar efeitos indesejados e interferir na eficácia do tratamento.



Agora você já sabe que precisa conversar com um médico para que ele possa avaliar sua condição de saúde, prescrever a dosagem apropriada e fornecer orientações personalizadas para garantir que ela seja utilizada de forma segura e eficaz.


Então, chegou a hora de tomar uma decisão em prol da sua saúde. Não perca mais tempo! 


Com o Cartão Redesul você tem acesso a rede particular de médicos e clínicas para ter todo o apoio que precisa, com agilidade e tabelas especiais de descontos.


Caso você ainda não tenha o cartão, conheça nossos planos e encontre aquele que melhor se encaixa com as suas necessidades, basta clicar no botão abaixo.



COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK