CHECK-UP MÉDICO: ENTENDA A IMPORTÂNCIA
Se você também tem dúvidas sobre o que é check-up médico, este post vai esclarecer tudo. Vamos explicar no que consiste essa avaliação periódica e de que forma ela contribui para prevenção de doenças.
Criado em
Categoria: Saúde
Por: Redesul
Muitas pessoas já ouviram falar na importância de fazer uma bateria de exames de tempos em tempos para avaliar sua saúde. Mas, afinal, o que é check-up médico?
Se você também tem dúvidas sobre o que é check-up médico, este post vai esclarecer tudo. Vamos explicar no que consiste essa avaliação periódica e de que forma ela contribui para prevenção de doenças.
O que é check-up médico?
Como o próprio nome sugere, check-up médico é uma ampla análise de rotina associada a exames específicos, que variam de acordo com o histórico pessoal e familiar, além de características básicas como idade e sexo.
Quais são os objetivos e a importância do check-up médico?
A realização do check-up médico dá ao profissional de saúde os subsídios necessários para estabelecer um panorama sobre a condição do paciente. Os principais objetivos da avaliação completa são os seguintes:
Prevenção de doenças: por meio dos diferentes exames, é possível detectar doenças e situações de risco. Isso ajuda também na identificação de doenças que não apresentam sintomas e são perigosas, como o câncer. A aplicação de vacinas se soma aos exames para proteger o organismo de ameaças em potencial.
Orientações sobre bons hábitos: o check-up não se resume a uma bateria de exames. Durante a avaliação, o médico questiona o paciente a respeito dos seus hábitos no dia a dia. O objetivo é corrigir inadequações a respeito da alimentação e incentivar o abandono de práticas nocivas ao organismo, tais como alcoolismo e tabagismo. Outro hábito positivo que as pessoas são orientadas a seguir é uma rotina de exercícios físicos.
Identificação de doenças que ainda não se manifestaram: Alguns exames possibilitam o diagnóstico de doenças que já se instalaram no organismo, mas ainda não se manifestaram. Diabetes, hipertensão e colesterol alto são alguns dos exemplos mais conhecidos. A identificação precoce antecipa o tratamento e tem um impacto muito positivo sobre a saúde da pessoa.
3 dicas para fazer um check-up ideal
Agora que você já sabe o que é check-up médico e o seu valor para a saúde, fique de olho nas dicas para se preparar para a avaliação.
Exames anteriores: lembre-se que o histórico conta bastante para a avaliação geral que o médico realiza. Por isso, é recomendável levar exames anteriores para que se tenha uma base de comparação.
Médico responsável: em muitos casos, o clínico que realiza o check-up não é propriamente o médico que fez o acompanhamento do paciente nos anos anteriores. Por isso, é importante passar ao clínico o contato do médico para que eles possam dialogar a respeito da avaliação.
Orientações do médico: essa é uma dica para o momento posterior ao check-up. Todas as orientações a respeito de alimentação, exercícios físicos e demais hábitos saudáveis devem ser seguidas à risca. O processo de reeducação exige dedicação para se adaptar, mas vale muito a pena. Pense que aquelas medidas que soam como sacrifícios serão decisivas para a sua saúde.
Onde fazer os exames do check-up?
A melhor forma de fazer o check-up é encontrar na nossa rede de parceiros a clínica mais próxima de você.
Com alguns cliques você consegue encontrar e marcar sua consulta ou exames, e o melhor, com o preço muito mais acessível que só a Redesul consegue oferecer.
Ainda não conhece o nosso cartão de benefícios?
Clique aqui para saber mais.
Acompanhe a Redesul no Instagram também e receba diariamente conteúdos relacionados a sua saúde.