Comer doce todo dia faz mal?

Será que restringir o consumo de doces e chocolates é a solução para ter uma vida mais saudável?

Chocolate
Chocolate
Conheça nossos benefícios

Segundo o nutrólogo Rogério Marques, em entrevista ao Metrópoles, sim, comer doce todo dia faz mal. 


“Não existe quantidade segura de açúcar: ele sempre vai fazer mal para o nosso corpo. A presença da substância pode enfraquecer o sistema imunológico e, por isso, nunca recomendo. Ao consumir açúcar, temos inflamação e a falsa sensação de estar bem nutridos, mas as células precisam de outros metabólitos que o doce não fornece, como aminoácidos e o magnésio, por exemplo”, relatou ele na entrevista.


Mas então será que restringir o consumo é a solução para ter uma vida mais saudável?


É o que você vai descobrir neste artigo.


Por que nos sentimos atraídos por doces?


Não pule essa parte, afinal, é importante entender porquê nos sentimos atraídos por doces para entender qual é a melhor solução.


Eventualmente, esses alimentos são associados à gratificação imediata devido à liberação de dopamina no cérebro, que é responsável pela sensação de prazer. 


No entanto, essa busca por prazer instantâneo pode ter consequências prejudiciais quando não é equilibrada com escolhas alimentares mais saudáveis.


Os impactos do consumo diário de doces na saúde física


Aumento do risco de doenças crônicas: Comer doce todo dia faz mal, porque o açúcar está associado a um maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e obesidade. 


Impacto na saúde oral: Comer doce todo dia pode causar cáries dentária e outros problemas de saúde bucal. Pois, o açúcar presente nos doces alimenta as bactérias na boca, levando à produção de ácidos que corroem o esmalte dos dentes.


Desregulação dos níveis de energia: Enquanto os doces podem fornecer um impulso de energia instantâneo devido ao seu teor de açúcar, esse efeito é seguido por uma queda rápida nos níveis de energia, deixando a pessoa cansada e letárgica. Ou seja, afeta negativamente a produtividade e o bem-estar geral.


Os efeitos psicológicos do consumo diário de doces


Dependência de açúcar: Comer doce todo dia faz mal, porque pode levar à dependência de açúcar, onde o corpo anseia por mais para obter o mesmo nível de prazer. Isso pode resultar em comportamentos compulsivos de comer doces.


Impacto no humor: Embora os doces possam proporcionar uma sensação temporária de felicidade devido à liberação de dopamina, esse efeito é, muitas vezes, seguido por uma queda no humor. O doce pode desencadear flutuações nos níveis de açúcar no sangue, levando a sentimentos de irritabilidade, ansiedade e até depressão.


Restringir é a solução?


Se comer doce todo dia faz mal, será que reduzir ajuda ou você deve cortar esse hábito da sua vida?


A princípio, mesmo que você tente cortar os doces da sua vida, nem sempre isso será uma solução. É claro que se conseguir, ótimo! 


Mas, se você realmente gosta, se não é a depressão ou a ansiedade por trás desse desejo, o  ideal é que você escolha opções mais saudáveis de doces, como:


- Frutas 

- Chocolate amargo (70% ou mais)

- Receitas caseiras


Todavia, é indicado que você procure um nutricionista para conversar sobre esse assunto e entender qual é o seu caso. Somente esse especialista é capaz de te passar a orientação mais segura para sua saúde.


O nosso convênio médico te dá descontos exclusivos em consultas com esse especialista e exames para que você possa cuidar da sua saúde com segurança e tranquilidade financeira.


Clica no botão abaixo para saber mais.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK