Quais os tratamentos para pedra na vesícula?
Os cálculos biliares, conhecidos como pedra na vesícula, são cristalizações de líquidos digestivos na vesícula biliar, um órgão localizado no abdômen inferior direito, responsável pela produção de bile para auxiliar na digestão de gorduras
Criado em
Categoria: Prevenção
Por: Redesul
Caso fiquem presos, no entanto, ocorre a colecistite, inflamação da vesícula, sendo necessário tratamento. A cirurgia é indicada apenas para pacientes que apresentam sintomas de crise de vesícula, que podem causar dores extremas. A alimentação e hábitos de vida saudáveis têm papel fundamental para evitar os cálculos biliares, mas eles também podem ser hereditários.
Embora os sintomas de pedra na vesícula nem sempre apareçam, as principais queixas das pessoas acometidas incluem dor súbita e repentina no abdômen superior direito, no centro do abdômen, nas costas (na parte de cima do tórax), no ombro direito, além de náuseas e vômitos.
Existem duas maneiras de formação das pedras: pela má dissolução do colesterol ingerido ou quando é causada por pigmentos, derivados de muita bilirrubina na bile. A bilirrubina é um composto cristalino de coloração laranja, que resulta da degradação da hemoglobina.
As causas da formação de pedra na vesícula ainda não são totalmente claras, mas especialistas e estudiosos apontam que alguns fatores contribuem para isso. Entre eles, estão a alta quantidade de colesterol na bile, a produção excessiva de bilirrubina pelo fígado em condições como cirrose hepática, infecções biliares e algumas doenças no sangue, e a incapacidade da vesícula biliar de esvaziar completamente ou com a frequência suficiente, o que pode contribuir para a formação de cálculos biliares.
O diagnóstico acontece a partir do surgimento dos sintomas. Para confirmar a formação de pedras na vesícula, o médico pode solicitar um ultrassom de abdômen.
Em alguns casos, especialmente quando os sintomas se manifestam, é necessário realizar tratamento para eliminar as pedras. As opções de tratamento de acordo com cada caso são a cirurgia para remover a vesícula biliar, que não é essencial para a sobrevivência humana e não afeta a digestão de alimentos, e medicamentos para dissolver os cálculos, que podem levar meses ou anos para fazer efeito e podem fazer com que novas pedras se formem se o tratamento for interrompido.