O que pode ser ardência ao urinar?

Descubra as causas mais comuns da ardência ao urinar e do sangue na urina.

mulher segurando a bexiga perto de vaso sanitário - conceito de problema de saúde
mulher segurando a bexiga perto de vaso sanitário - conceito de problema de saúde
Conheça nossos benefícios

Ardência ao urinar pode ser indício de problemas na bexiga, rins e vias urinárias. Embora, muitas vezes também possa estar relacionada a doenças malignas, como câncer.


Neste artigo, vamos explorar as causas mais comuns da ardência ao urinar e do sangue na urina, além de mostrar quais são os métodos preventivos dessas implicações.


Mas lembre-se, consultar um médico é a melhor e a mais segura forma de identificar e tratar corretamente possíveis problemas.


Causas comuns da ardência ao urinar:


- Infecções do trato urinário (ITU): Infecções bacterianas na bexiga ou nos rins são uma das principais causas de ardência ao urinar. A presença de bactérias na uretra pode causar inflamação e irritação.


- Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): Gonorreia e clamídia, podem provocar ardência ao urinar. É crucial fazer exames regulares para evitar complicações decorrentes dessas infecções.


- Pedras nos rins: A presença de cálculos renais pode causar dor e ardência ao  urinar, especialmente se as pedras estiverem obstruindo o trato urinário.


- Irritação química: O contato com substâncias irritantes, como produtos de higiene pessoal, sprays, ou até mesmo certos tipos de sabonetes, pode resultar em irritação e ardência.


- Prostatite: Nos homens, a inflamação da próstata pode levar a sintomas como ardência ao urinar, além de sangue no esperma, dores no baixo ventre ou no ânus e aumento da frequência urinária. 


Orientações preventivas:


- Beber bastante água ao longo do dia;  

- Manter os órgãos genitais sempre higienizados;

- Evitar segurar a urina por muito tempo; 

- Evitar usar roupas íntimas muito apertadas;  

- Praticar sexo seguro com preservativos; 

- Evitar o uso de produtos de higiene íntima perfumados;  

- Realizar consultas regulares com um urologista para detectar doenças em estágios iniciais.  


Quando Buscar Ajuda Médica:


Se a ardência ao urinar persistir ou se tornar mais intensa, é fundamental procurar orientação médica. Outros sintomas, como febre, dor lombar, sangramento ou corrimento anormal, também são sinais de alerta que requerem atenção médica imediata.


O urologista é o especialista responsável por manter a saúde do trato urinário.


O nosso convênio médico te dá descontos exclusivos em consultas com especialistas e exames para que você possa se cuidar com tranquilidade financeira.

Clica no botão abaixo para saber mais.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK