Vitamina D: Como a substância atua no fortalecimento da imunidade

Vitamina D: Como a substância atua no fortalecimento da imunidade

Assine e Economize

Em tempos de pandemia como a que estamos vivendo atualmente, cuidar da nossa saúde se tornou ainda mais importante. Para isso, a Vitamina D é uma excelente aliada no fortalecimento do nosso organismo como um todo.

É essencial ressaltar que a substância não é a cura para o novo Coronavírus. Até o momento não há nenhum medicamento ou vacina para isso. As recomendações da OMS para a prevenção da doença são: lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel, manter 1 metro de distância de qualquer pessoa que esteja tossindo, evitar tocar nos olhos, nariz e boca e ficar em casa.

vitamina d

Porém, sabemos que o Coronavírus ataca nosso sistema imunológico. Por isso, muitas pessoas têm buscado formas para fortalecer o organismo, na tentativa de se preparar para um possível contágio.

Mas se automedicar nem sempre é a melhor alternativa e oferece muitos riscos para a saúde como um todo. Lembre-se: A recomendação médica é indispensável. 

Pensando nisso, convidamos a Dra Joana Maria Cruz (CRM 041784), que é clínica geral na Multiclin, parceira da Redesul, para falar mais sobre a Vitamina D e como ela atua no nosso organismo. Confira a seguir.

 

O que é a Vitamina D?

Embora definida como vitamina, essa substância é conceitualmente um pró hormônio. Ela desempenha papel fundamental na homeostasia do cálcio e metabolismo ósseo.

A deficiência de vitamina D é um dos distúrbios nutricionais mais frequentes em todo o mundo. Estima-se que 1 bilhão de pessoas sofram deficiência dessa vitamina. 

 

Quais as principais consequência da insuficiência de Vitamina D?

As principais consequências dessa insuficiência são:

  • Enfraquecimento ósseo;
  • Osteoporose em adultos e idosos;
  • Osteomalácia em crianças; 
  • Dor e fraqueza muscular; 
  • Diminuição de cálcio e fósforo no sangue;

Estudos apontam que sua deficiência pode estar associada a baixa imunidade, diabetes melito tipo 1, asma, dermatite atópica, alergia alimentar, doença inflamatória intestinal, artrite reumatoide, doença cardiovascular, esquizofrenia, depressão e câncer (ex: mama, próstata, pâncreas, cólon).

Durante a gestação pode estar associada ao aumento do risco de hipertensão arterial e o diabetes gestacional, bem como ao nascimento de bebês com baixo peso ou pequenos para a idade gestacional.

 

Qual a principal fonte de Vitamina D?

A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar.

O banho de sol deve ser feito ao ar livre, com o máximo de pele exposta e sem barreiras como vidros de carros ou protetor solar, para que os raios UVB atinjam diretamente a maior quantidade de pele possível. 

 

Quando é indicado suplementar? 

Os suplementos de vitamina D devem ser usados quando os níveis desta vitamina no sangue estão abaixo do normal, sendo necessário fazer exame de sangue para ter esta avaliação. A suplementação deve ser feita de acordo com orientação médica.

vitamina d

Percebeu como a ajuda de um especialista é importante?

Se você deseja fazer algo para manter a boa saúde nesse momento o recomendado é priorizar uma alimentação saudável e balanceada, fazer exercícios físicos, reduzir o estresse e ter um sono de qualidade.

Para as demais situações procure um médico. 

A Dra Joana que respondeu nossas perguntas atende pela Multiclin, parceira do Cartão Redesul. Você pode agendar sua consulta e usufruir dos benefícios do seu convênio médico.

E se você ainda não tem um Cartão Redesul, conheça nossos planos e garanta o seu. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco. 

Agradecemos a participação e colaboração da Dra Joana Maria Cruz (CRM 041784).

vitamina d

Comments

comments

Clique e compre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *