5 Coisas que você deveria saber sobre a Síndrome de Down

A Síndrome de Down é uma condição genética complexa, mas muito comum. Apesar disso, ainda há muita desinformação e mitos em torno dessa síndrome.

Designed by Freepik
Designed by Freepik
Conheça nossos benefícios

A Síndrome de Down é uma condição genética complexa, mas muito comum. 


Apesar disso, ainda há muita desinformação e mitos em torno dessa síndrome. 


Neste artigo, vamos explorar cinco aspectos fundamentais que todos devem saber sobre a Síndrome de Down. 


Desde suas causas até os desafios e conquistas, este guia abrangente busca esclarecer e educar sobre essa condição única.


1) Síndrome de Down não é uma doença


A síndrome de Down ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias, ou seja, um cromossomo número 21 a mais em todas as células. 


É por isso que essa síndrome é uma ocorrência genética e não uma doença. Ou seja, não é correto dizer que uma pessoa que tem Síndrome de Down é doente.


Contudo, pessoas que nascem com essa genética têm uma série de características bem típicas, de acordo com o site Movimento Down, como:


- rosto arredondado;

- olhos puxados;

- língua maior do que o comum (para fora da boca);

- diminuição de tônus muscular, que pode dificultar a mastigação, a deglutição e a fala;

- excesso de pele atrás do pescoço;

- mãos menores com dedos mais curtos;

- instabilidade na articulação do pescoço;

- maior tendência ao desenvolvimento de doenças, como diabetes e hipotireoidismo;

- maior tendência à obesidade.


2) Não é possível prever a síndrome


Sobretudo, ainda não é possível prever o desenvolvimento dessa síndrome, mas, o diagnóstico pode ser feito antes do nascimento pela observação de algumas características, notadas durante o acompanhamento médico pré-natal.


3) Pessoas com Síndrome de Down sabem se expressar muito bem


As pessoas com Síndrome de Down têm opiniões, estudam, trabalham e convivem com todos. Portanto, não devemos evitar a socialização, eles podem se expressar muito bem sobre assuntos que lhes dizem respeito. 


4) Valorize a diversidade


Não somos iguais, mas todos temos valor com nossas várias características. Então, procure se informar para ser inclusivo e respeitoso. 


5) Pessoas com Down têm direitos garantidos por lei


Seus direitos determinados pela lei, garantem que tenham acesso à educação, escolas inclusivas, atendimento preferencial e transporte acessível, entre outros benefícios sociais.


Para saber mais detalhes sobre isso consulte o site Movimento Down Org.



Por fim, é importante ressaltar que a notícia de que uma criança nasceu com Síndrome de Down causa enorme impacto nos pais e na família. 


Então, é completamente normal que todos precisam de tempo para aceitá-la do jeito que é, e adaptar-se às suas necessidades especiais.


Todavia, é nessa hora que se informar é o melhor que você pode fazer. Converse com médicos especialistas no assunto, como psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas para se preparar da melhor forma e receber todo o auxílio necessário no processo de adaptação.


O nosso convênio médico te dá descontos exclusivos em consultas com esses especialistas e exames para que você possa cuidar da saúde de quem você ama com segurança e tranquilidade financeira.


Clica no botão abaixo para saber mais.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK