Desvendando os mistérios do autismo

Neste artigo, exploraremos as principais informações para aqueles que buscam entender melhor quais são as características do autismo.

Designed by Freepik
Designed by Freepik
Conheça nossos benefícios

Existem 2 milhões de autistas no Brasil, segundo a ONU. Além disso, pesquisas da CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) indicam que 1 em cada 36 crianças é autista. 


No entanto, ainda assim, pouco se fala e se sabe sobre essa condição. Suas causas continuam sendo um enigma para muitos. 


Neste artigo, exploraremos as principais informações para aqueles que buscam entender melhor essa condição.

O que é autismo?

O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição do desenvolvimento que afeta a maneira como uma pessoa percebe o mundo e interage com os outros. 


Existem os níveis de autismo identificados como:


I – Necessidade de pouco apoio em suporte;

II – Necessidade de apoio razoável em suporte;

II – Necessidade de apoio substancial em suporte.


Para cada um desses níveis existem maiores ou menores dificuldades no desenvolvimento global, em todos sendo necessário um acompanhamento multiprofissional como neurologistas e psiquiatras para ajudar no desenvolvimento da comunicação social e maior estabilidade emocional. 


Sintomas e características do autismo


Os sintomas do autismo se manifestam em três áreas principais: comunicação social, comportamento e interesses restritos e repetitivos. 


Vamos explorar cada uma dessas áreas com mais detalhes.


- Comunicação Social: Indivíduos com autismo podem ter dificuldade em entender as nuances da linguagem corporal, expressões faciais e tom de voz. Eles podem preferir a solidão ou ter dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos interpessoais.


- Comportamento: O comportamento de uma pessoa com autismo pode ser marcado por padrões como movimentos repetitivos, fixação em rotinas ou padrões de comportamento inflexíveis. Por isso, mudanças no ambiente ou na rotina podem ser desafiadoras e angustiantes para algumas pessoas nessa condição.


- Interesses restritos e repetitivos: Indivíduos com autismo frequentemente desenvolvem interesses intensos e específicos em determinados temas. Eles podem se dedicar profundamente a um assunto em particular, absorvendo informações detalhadas e exibindo um conhecimento impressionante sobre o tema. 


Causas do autismo


A causa exata do autismo ainda não é totalmente compreendida. No entanto, acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais desempenhe um papel no desenvolvimento do transtorno.


Todavia, estudos sugerem que certas alterações genéticas podem aumentar o risco de autismo, mas a genética sozinha não conta toda a história. 


Além disso, fatores ambientais, como complicações durante a gravidez ou o parto, também podem desempenhar um papel no desenvolvimento do autismo.


Abordagens terapêuticas para o autismo


Embora não haja uma cura para o autismo, uma variedade de abordagens terapêuticas pode ajudar os indivíduos e familiares a gerenciar os sintomas e melhorar sua qualidade de vida. 


Aqui estão algumas das abordagens terapêuticas mais comuns utilizadas no tratamento do autismo:


- Intervenção comportamental: frequentemente usada para ajudar os indivíduos com autismo a desenvolver habilidades sociais, linguagem e comportamentos adaptativos. 


- Terapia de fala e linguagem: Muitas pessoas com autismo enfrentam desafios na comunicação verbal e não verbal. A terapia de fala e linguagem pode ajudar a melhorar isso, desenvolvendo habilidades de conversação e promovendo a compreensão da linguagem.


- Terapia ocupacional: Projetada para ajudar os indivíduos com autismo a desenvolver habilidades motoras, coordenação e independência nas atividades diárias. Isso pode incluir técnicas para melhorar a escrita, habilidades de autocuidado e integração sensorial.


- Intervenção educacional: Uma educação adaptada às necessidades individuais é fundamental para o sucesso de muitas pessoas com autismo. Programas educacionais que oferecem suporte individualizado, ambiente estruturado e estratégias de ensino especializadas podem ajudar os alunos com autismo a alcançar seu pleno potencial acadêmico e social.



Contudo, o autismo é um transtorno complexo que afeta indivíduos de maneiras únicas. Ao desvendarmos os mistérios do autismo e promovermos uma compreensão mais profunda dessa condição, podemos criar um ambiente mais inclusivo e solidário para aqueles que vivem com autismo. 


Com abordagens terapêuticas eficazes e o apoio adequado, os indivíduos com autismo podem prosperar e alcançar seu potencial máximo.


Se você acha que seu filho (ou a criança pela qual você é responsável) não está se desenvolvendo conforme os marcos apresentados na caderneta da criança, procure um profissional de saúde.  


É neste local que deve ser feita a avaliação inicial e definição da necessidade de encaminhamento para um especialista, como neurologistas ou terapeutas. 


O nosso convênio médico te dá descontos exclusivos em consultas com esses especialistas e exames para que você possa cuidar da saúde de quem você ama com segurança e tranquilidade financeira.


Conte com o nosso apoio! Clique no botão para saber mais.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK