Anticoncepcional: como funciona, quais são os riscos e benefícios

Você já parou para refletir sobre o que realmente são os anticoncepcionais? Provavelmente, você já ouviu falar que eles são medicamentos utilizados para evitar a gravidez. E é exatamente isso! No entanto, poucas pessoas realmente entendem a importância dos anticoncepcionais na vida das mulheres e para a sua saúde. Já fez esse tipo de reflexão?

como funciona o anticoncepcional
como funciona o anticoncepcional
Conheça nossos benefícios Você já parou para refletir sobre o que realmente são os anticoncepcionais? Provavelmente, você já ouviu falar que eles são medicamentos utilizados para evitar a gravidez. E é exatamente isso!
No entanto, poucas pessoas realmente entendem a importância dos anticoncepcionais na vida das mulheres e para a sua saúde. Já fez esse tipo de reflexão?

Os anticoncepcionais são medicamentos hormonais que têm como objetivo prevenir a gravidez em mulheres. São métodos que agem diretamente no corpo feminino, diferenciando-se de outras estratégias contraceptivas, como o DIU, o preservativo e outros.

Além disso, existem outras vantagens e indicações para o uso da pílula anticoncepcional. Alguns exemplos são:
• Controle de sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP);
• Redução dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM);
• Tratamento de cólicas;
• Tratamento de condições como a endometriose;
• Redução do fluxo menstrual;
• Regularização da menstruação.

Existem vários tipos de anticoncepcionais, sendo o nome exclusivo para medicamentos que atuam por via hormonal no organismo. Os outros métodos contraceptivos são chamados de "métodos de barreira".

Confira alguns métodos anticoncepcionais a seguir:
• Pílulas: São a forma mais conhecida de anticoncepcional. Devem ser tomadas diariamente, preferencialmente no mesmo horário.
• Injeção: A injeção anticoncepcional pode ser aplicada mensalmente ou a cada 3 meses, dependendo da indicação do seu médico.
• Adesivo: É um adesivo que deve ser colado na pele semanalmente. A cada 7 dias, é necessário fazer a troca do adesivo e dar uma pausa de uma semana após 3 adesivos usados.
• DIU: Por fim, temos o DIU, o dispositivo intrauterino. Ele pode ser tanto um método de barreira, conhecido como DIU de cobre, quanto liberar hormônios no organismo da mulher.


No entanto, a pílula também pode ser utilizada para outros fins. Por exemplo, quando a mulher precisa fazer uso de medicamentos incompatíveis com a gravidez. Um exemplo disso é o tratamento de condições como a alopecia androgenética, que requer o uso de medicamentos que podem ser prejudiciais ao feto.

Nesses casos, o anticoncepcional também pode ser útil, bloqueando os hormônios masculinos (testosterona) no organismo da mulher e atuando como um coadjuvante no tratamento do problema dermatológico.

Cada anticoncepcional possui sua forma de atuação, porém o objetivo principal de todos é manter os níveis hormonais em um patamar que evite a ocorrência da ovulação. O ciclo menstrual feminino é uma sequência complexa de eventos em que hormônios são ativados e desativados, desencadeando outros processos. Nesse caso, o objetivo é evitar que os "gatilhos" da ovulação sejam acionados e, assim, impedir a fertilidade feminina.

Por isso, é muito importante tomar a pílula sempre no mesmo horário, garantindo que os níveis hormonais permaneçam estáveis no organismo. Ou, é claro, seguir corretamente as orientações para a troca de métodos contraceptivos, como o anel, o adesivo ou outros, dentro do prazo estabelecido.

Os anticoncepcionais são uma estratégia de suma importância para a saúde feminina. No entanto, devem ser prescritos com cautela, após uma análise minuciosa realizada por um bom profissional. Portanto, consulte seu médico e tire todas as suas dúvidas sobre qual é a melhor pílula para a sua saúde!


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK