Cisto no ovário é perigoso? Conheça os sintomas!

O cisto no ovário é uma condição benigna que pode ocorrer tanto em mulheres jovens como em idosas, e na maioria dos casos não está relacionado ao câncer. O cisto ovariano é uma lesão que geralmente não causa sintomas quando é pequeno e pode desaparecer por conta própria ao longo do tempo.

mulher com calça jeans com imagem do utero com mão na cintura
mulher com calça jeans com imagem do utero com mão na cintura
Conheça nossos benefícios Cisto no ovário, já ouviu falar? São uma espécie de bolsa cheia de líquido que se desenvolve no ovário. Grande parte deles é benigna, ou seja, não se desenvolve para um câncer.
No entanto, quando um cisto aumenta de tamanho, pode causar desconforto, dor e complicações, como o rompimento de um vaso sanguíneo.
Nesses casos, é necessário um diagnóstico e tratamento adequados para o cisto no ovário.

O que é um cisto no ovário?

No período anterior à ovulação, os ovários trabalham constantemente para produzir os óvulos, que são transportados pelas trompas de Falópio até o útero, onde podem ser fertilizados, iniciando uma gravidez.
Todo mês, a mulher produz o cisto folicular, que é composto pelos óvulos em desenvolvimento e contém uma quantidade de líquido para aumentar de tamanho durante a ovulação.

Quando não há fecundação, esse cisto se desintegra do ovário aproximadamente duas semanas após a ovulação, e então ocorre a menstruação.
Às vezes, pode acontecer de esse cisto se transformar em uma bolsa cheia de líquido dentro do ovário. Isso pode causar desconforto, especialmente se o cisto for grande ou estiver relacionado a sangramentos.

A maioria dos cistos está relacionada a alterações hormonais menstruais e se resolve por conta própria dentro de algumas semanas, sem necessidade de tratamento.
No entanto, alguns cistos podem não estar relacionados à ovulação e continuar a crescer ao longo do tempo, sem regredir, necessitando de tratamento.

O cisto no ovário pode se transformar em câncer?

Os cistos nos ovários não são sinônimos de câncer. No entanto, embora seja bastante raro, um cisto de ovário pode representar um tumor maligno. Isso ocorre em menos de 1% dos casos durante a idade fértil.
Após a menopausa, os cistos também podem ser benignos, mas a ocorrência de tumores císticos é maior.

Quais são os sintomas de um cisto no ovário?

Geralmente, os cistos nos ovários são pequenos e indolores, desaparecendo sem causar nenhum sintoma.
Eventualmente, os cistos nos ovários podem causar problemas. Nesses casos, eles podem crescer e causar desconforto. O principal sintoma é a dor na região pélvica, geralmente em um dos lados.
A mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade frequente de urinar e dor durante a relação sexual. Além disso, o cisto pode romper um vaso sanguíneo e causar sangramento acompanhado de dor.

Devido aos sintomas semelhantes a outras condições que também causam dor pélvica, é necessária uma avaliação cuidadosa do caso para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Um cisto no ovário causa infertilidade?

Os cistos nos ovários não causam infertilidade. No entanto, em alguns casos, a mulher pode ter dificuldade em engravidar devido às alterações hormonais que levaram ao desenvolvimento do cisto.
É recomendado fazer um acompanhamento ginecológico para receber orientações médicas sobre o tratamento do cisto, caso a mulher deseje engravidar.



Como são diagnosticados os cistos ovarianos?

Os cistos no ovário que não causam sintomas podem ser descobertos por meio de exames de rotina, como o ultrassom.
Esse exame permite que o médico faça o diagnóstico e avalie informações como o tamanho, conteúdo e localização do cisto.
Em alguns casos, o médico pode solicitar exames complementares ou uma biópsia para determinar se o cisto é benigno ou não.

Sendo cliente Redesul você conta com médicos especializados para a realização de exames sempre com atendimento particular, mas pagamento bem menos.

Siga o perfil para conhecer melhor os benefícios que você e sua família têm com o Cartão Redesul.

Para conhecer o convênio médico, siga @cartaoredesul

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS


OK