Janeiro Branco: 8 dicas para cuidar da Saúde Mental
Criado em
Categoria: Saúde
Por: Redesul
Esse é um tema recorrente, importante e pertinente para um momento em que muito se fala sobre transtornos mentais. O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E não para por aí. Novos dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão.
Diante desses dados, se faz importante enfatizar a Campanha Janeiro Branco, dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.
Pensando nisso, separamos uma lista com oito dicas que podem te ajudar a manter a saúde mental em dia.
Dicas para cuidar da Saúde Mental
1- Pratique atividades físicas
A sua mente precisa descarregar toda a energia canalizada. A prática de atividades físicas é importante, tanto para a saúde física, quanto para eliminar toxinas, refletir, rever alguns conceitos e prioridades.
Fazer, no mínimo 30 minutos de exercício físico diariamente, ajuda a manter a oxigenação do cérebro em dia. Também favorece a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar, que contribui diretamente para a boa saúde mental.
Além disso, um corpo saudável é mais disposto, estimula a motivação, felicidade e até a produtividade.
2- Evite álcool e drogas
Substâncias psicoativas aumentam consideravelmente as chances de se desenvolver transtornos mentais. Se você já tiver recebido algum diagnóstico nessa área, o consumo dessas substâncias pode agravar a situação. Sem contar que elas causam problemas degenerativos ao cérebro e portanto, pedem cuidado.
3- Durma bem
Descansar é fundamental para o bom funcionamento do organismo, em especial do cérebro. Situações que levam à privação do sono ou a má qualidade desse sono podem favorecer os transtornos e prejudicar a saúde mental.
Alguns especialistas recomendam oito horas diárias de sono. Mas nem todo mundo consegue ou precisa cumprir essa carga horária. O importante é priorizar o sono como um momento fundamental para o relaxamento do corpo e da mente.
Pelo menos 30 minutos antes de dormir, evite usar celular, computador ou ver televisão. Além disso, cuide para que o ambiente fique bem escuro e silencioso.
4- Cuide da alimentação
A mente saudável precisa de um corpo bem cuidado. Ficar sem se alimentar pode causar fraqueza, fadiga e ainda comprometer órgãos importantes e responsáveis pela manutenção corporal e orgânica.
Uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia mantém o organismo equilibrado e nutrido. Não adianta se alimentar bem no café da manhã e passar horas sem ingerir água e alimentos. Invista em refeições ricas em alimentos in natura e não se exceda no consumo de doces, gorduras e sal.
5- Rotina organizada
Ter uma rotina ajuda muito seu organismo, incluindo sua mente, a viver em equilíbrio. Nosso cérebro se acostuma com as tarefas e responsabilidades quando elas são organizadas, e isso evita estresses desnecessários, como esquecer um compromisso, por exemplo.
A mente consegue relaxar melhor quando você sabe que tem a maioria dos seus afazeres sob controle. Portanto, comece a usar sua agenda e veja como você vai ficar mais descansado, menos preocupado e com boa saúde mental.
6- Relacionamentos Saudáveis
Preservar relacionamentos saudáveis é fundamental para manter a saúde mental. Procure manter próximo pessoas positivas e agradáveis.
Além disso, desfrutar de um tempo ao lado das pessoas que ama, faz com que a vida tenha sentido e cor. É importante trabalhar e se desenvolver profissionalmente, mas rever amigos e familiares é fundamental para a existência humana.
7- Pensamentos positivos
Você pode desenvolver e manter a saúde mental com medidas simples, como:
- seja grato;
- pratique o auto elogio todos os dias;
- não pense em problemas o tempo todo;
- aprenda a dizer não;
- fale dos seus sentimentos com alguém em quem confia;
- seja gentil consigo mesmo;
- aceite as mudanças;
- aprenda a interpretar as críticas;
- fique atento aos seus pensamentos e
- aceite que ninguém é feliz o tempo todo.
8- Conte com ajuda profissional
A maioria das pessoas pensa que não precisa de terapia ou que é preciso estar com alguma doença mental para procurar um terapeuta. Esse é um equívoco comum e que precisa ser desmistificado.
É fundamental procurar ajuda profissional ao perceber dificuldades em lidar com os sentimentos, emoções e as próprias frustrações. Aceitar as falhas e limitações é o primeiro passo para identificar que algo pode ser melhorado.
Com o Cartão Redesul você tem acesso a excelentes profissionais da rede particular com tabelas especiais, muito mais acessíveis. Para escolher o plano ideal para você, CLIQUE AQUI.