FEVEREIRO ROXO: Quanto antes souber, mais tempo você terá para lembrar!
Criado em
Categoria: Saúde
Por: Redesul
Neste artigo vamos virar nossos olhares para o Alzheimer. Doença neurodegenerativa crônica cercada de particularidades e desafios. Seus portadores, em grande maioria, são pessoas da terceira idade que nem sempre têm um diagnóstico precoce.
A Doença de Alzheimer causa maior preocupação pela sua atual expansão na população idosa, ocasionando dificuldades para o seu cuidado e, muitas das vezes a internação da pessoa em instituição de longa permanência.
Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer, ABRAZ, estimasse que 35,6 milhões de indivíduos no mundo e 1,2 milhão apenas no Brasil, sejam portadores da Doença de Alzheimer (DA).
A doença quando diagnosticada precocemente tem possível controle em seu avanço, garantindo assim a melhora da qualidade de vida do paciente.
O mal provoca a atrofia do cérebro e declínio global das funções mentais, é incurável e se agrava com o tempo.Seu principal sintoma é a perda progressiva da memória, com dificuldades em recordar eventos recentes, e a perda da capacidade de raciocínio, podendo levar à demência avançada.
O diagnóstico precoce pode retardar e controlar os sintomas que seu corpo apresentar como:
- Alterações da capacidade de memória;
- Dificuldades com raciocínio lógico, orientação;
- Dificuldade de atenção;
- Alterações de comportamento.
Seus fatores de risco englobam:
- Idade: após os 65 anos o risco dobra a cada cinco anos;
- Sexo: pesquisas apontam que mulheres possuem maior risco para o desenvolvimento da doença;
- Maus hábitos: pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade tem maior chance, que pessoas saudáveis, de desenvolver a doença na meia idade.
E não ache você não há prevenção contra essa doença, existe sim! Por isso a seguir apresentamos algumas dicas para melhorar sua qualidade de vida e evitar problemas maiores:
- Mexa-se, esteja sempre em movimento. Caminhe, corra ou pratique exercícios leves.
- Exercite seu cérebro e sua capacidade de raciocínio. Faça exercícios mentais através de jogos e desafios.
- Mantenha-se em forma. Seja adepto a uma dieta saudável e rica em alimentos como: peixes, azeite de oliva, vegetais, frutas vermelhas e castanhas resguarda os neurônios.
Portanto cuide do seu estilo de vida e faça exames periódicos, pois quanto antes souber, mais tempo você terá para lembrar!
E uma alternativa acessível e de excelente qualidade para acompanhar sua saúde e prevenir-se de doenças é o PLANO FAMILIAR REDESUL.
Por meio de grandes parcerias com clínicas, hospitais, laboratórios e afins nós oferecemos as soluções mais completas para você e a sua família, com o melhor custo benefício do mercado.
Com a nossa rede de credenciados você e sua família contam com suporte e apoio humanizados para enfrentar qualquer batalha!
CLIQUE AQUI e saiba mais!